A contabilidade deixou de ser algo restrito aos contadores, abrindo espaço cada vez mais para os empresários e gestores terem acesso as informações de suas empresas e assim conduzir o processo gerencial de maneira a melhorar os resultados.

em 30 de outubro de 2015

O processo gerencial aliado à utilização de um sistema de informação eficaz certamente tem possibilitado uma visão mais ampla do negócio, onde tem-se um conjunto de ferramentas que permitem aos gestores das empresas tomarem decisões embasadas em informações concretas, reais, não ficando suscetíveis a erros que podem custar o futuro da empresa.
Dessa forma, fica evidente que a contabilidade gerencial surge como proporcionadora de subsídios para a tomada de decisão nas organizações a fim de alcançar os objetivos almejados, e se desenvolve em virtude da busca de informações relevantes ao processo decisório, a qual vem sendo incorporada a novas técnicas, sempre com o intuito de melhorar a qualidade das informações.
A necessidade de modernizar e ter as informações da empresa na ponta dos dedos para impulsioná-la no mercado vai muito além de apenas controlar o estoque ou o contas a pagar/receber. Informações relacionadas aos custos, produção, evolução financeira, orçamentos tanto quanto as questões tributárias e de análises garantem aos gestores perceber a importância da contabilidade gerencial no dia-a-dia e no processo de tomada de decisões, tudo isso aliado à tecnologia de um bom sistema de informação.
Será que conseguimos mensurar todas as informações gerenciais extraídas do sistema de informação disponível em nossa empresa?

E será que estamos utilizando essas informações de forma a estruturar um sistema de gestão eficaz em nossas empresas?

Em fim, pode-se afirmar que a utilização de um sistema de informação gerencial é uma das mais importantes ferramentas para o processo decisório e de gestão nas empresas, uma vez que conhecer as informações que envolvem o dia-a-dia da empresa permite ao gestor planejar e projetar o futuro almejado sem perder o controle da organização.

FONTE: http://www.consisanet.com/sistema-de-informacao-gestao-empresarial/