Gerencie a qualidade seja qual for o tamanho da sua empresa com uma norma reconhecida em todo o mundo.

em 05 de outubro de 2015

A ISO 9001 é uma norma que define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. Atualmente mais de 1 milhão empresas, de 170 países, são certificadas na norma ISO9001.

Para que serve a ISO9001?

A norma ISO9001 define os requisitos para garantir padrões de qualidade com o objetivo de buscar a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho das empresas.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e a certificação na norma proporcionam inúmeros benefícios para as organizações.

Entenda como a ISO9001 pode ajudar na gestão de sua empresa:

  • Avaliar e mensurar resultados buscando a melhoria da performance da organização;

  • Mapear e corrigir desvios, visando à melhoria contínua;

  • Melhor gestão das atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa;

  • Melhorar a satisfação dos clientes;

  • Evitar desperdícios e retrabalhos;

  • Diferencial de mercado.

Hoje pequenas e micro empresas têm condições de implementar e obter a certificação ISO 9001. A realidade do consultor-oráculo , aquele senhor de meia idade, barba branca e pasta de executivo que tudo sabe e cobra caríssimo para lhe dar informações acerca de sua própria empresa ficou no passado. Atualmente existem plataformas e sistemáticas modernas e que visam transmitir conhecimento.

Essas novas formas de trabalho permitem que qualquer empresa, por menor que seja, tenha condições de conhecer e controlar melhor seu processo, otimizar ganhos e minimizar perdas, e acima de tudo buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, se tornando uma empresa mais competitiva e mais lucrativa.

Qual a diferença entre implementação iso 9001 e certificação iso 9001?

Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total.A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO 9001.Após a implementação, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.

O que é preciso para certificar a minha empresa?

1.     Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:

2.     Possuir um CNPJ;

3.     Cumprir a legislação pertinente ao negócio;

4.     Implementar seis procedimentos obrigatórios;

5.     Controle de Documentos

6.     Controle de Registros

7.     Auditoria Interna

8.     Controle de Produto Não Conforme

9.     Ação Corretiva

10.   Ação Preventiva

11.   Implementar o manual, política e objetivos da qualidade;

12.   Mapear seus processos e suas interações.

LPG SOLUÇÕES empresa de desenvolvimento de software em Salvador, possui sistemas ideais para as empresas que buscam obter o certificado IS 9001, confira o nosso software de Controle de Não Conformidade, essencial para a conquista da ISO 9001.