O maior legado que uma certificação ISO traz para uma organização é o tratamento de suas não conformidades. Em todas as empresas acontecem problemas, desvios, anomalias, mas o “X” da questão é como esses são tratados. O diferencial de uma empresa com um sistema de gestão implementado conforme a norma ISO está na forma como registra e trata a não co

em 22 de setembro de 2015

1 – Não tenha medo de abrir um Relatório de Não Conformidade

Em muitas organizações até mesmo já certificadas cria-se uma cultura de não abertura de RNC, mas isso é um grande erro que a equipe gestora deve evitar. A ferramenta do RNC é fantástica, pois disciplina a forma como deve ser tratado um não atendimento a um requisito da norma. Abra quantas RNCs forem necessárias, isso mostra uma maturidade e entendimento do verdadeiro Sistema de Gestão.

2 – Trate o assunto enquanto ele estiver “quente”

O erro mais comum após o apontamento de uma não conformidade é não trata-lo de imediato, seja este detectado em um processo de auditoria ou no dia a dia da instituição. Após um relatório de auditoria interna ou externa é fundamental que se reúna os envolvidos para registro da ação imediata, a análise da causa e a tomada de ação corretiva ou preventiva no caso de uma não conformidade potencial. Alegar ter outras tarefas durante o dia não pode servir de desculpas diante de uma não conformidade detectada. O passar dos dias faz com que o debate em cima do RNC fique menos qualificado, diminuindo consideravelmente a chance de que soluções criativas e eficientes sejam dadas para a causa raiz.

3 – Tenha cuidado na redação do RNC

A descrição de uma não conformidade deve ser clara, objetiva e cercada de evidências. O modelo do RNC é muito importante para que não falte campos de preenchimento. Não esqueça de apontar o item da norma descumprida. Na análise da causa, esgote todos os motivos até chegar a causa raiz do problema e lembre-se que a ação corretiva/preventiva é em cima da causa. 

4 – Cumpra os prazos estabelecidos

Estabeleça um plano de ação com responsável e prazo para cumprimento da ação imediata e corretiva/preventiva. As ações oriundas de um RNC devem ser gerenciadas, de preferência, em uma ferramenta informatizada para que se possa fazer filtros por responsável, assunto, setor. Coloque prazos exequíveis e no caso de não cumprimento registre o motivo do adiamento junto ao RNC.

5 – Seja criterioso para avaliar a eficácia de um RNC

Um RNC só deve ser encerrado quando se comprovar a eficácia de sua ação corretiva/preventiva. Avalie por um período se não houveram reincidências e encerre o RNC se tiver a certeza de que as ações tomadas foram eficazes.

Em alguns casos a ação corretiva/preventiva planejada envolve uma complexidade ou investimentos de recursos que poderão não estar ao alcance da organização. Portanto, este RNC permanecerá em aberto até que a ação seja tomada. Manter RNC em aberto aguardando a avaliação da eficácia deste que isso esteja claro dentro do plano de ação proposto.

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FONTE : http://novofocogestao.com.br/